A Semana de Comunicação

A Semana de Comunicação da UERJ consolidou-se como um dos mais tradicionais eventos no meio universitário, tendo realizado sua primeira edição em 1976, sempre organizada por alunos do curso de Relações Públicas, sob supervisão docente. Ao longo dos anos, foram levados a discussão diversos temas de relevância no campo de estudo e atuação, tanto na área de RP, quanto de outras carreiras ligadas ao campo da Comunicação.

A última edição da Semana (2010), que possuía cunho esportivo e relacionava entretenimento e espetáculo, contou com palestras de importantes nomes do jornalismo como Alex Escobar, Décio Lopes e Marcelo Barreto, aliada a fala de estudiosos acadêmicos como os professores Ronaldo Helal, especialista em esporte e cultura, e Ricardo Freitas, especialista em cultura de massa e representação social e vice-diretor da Faculdade de Comunicação Social da UERJ.

Em outras ocasiões, as temáticas compreenderam assuntos como a Web 2.0 (31ª), Responsabilidade Social (25ª), e Comunicação Empresarial (20ª). Este ano, a 33ª Semana de Comunicação trará à Universidade do Estado do Rio de Janeiro empreendedores culturais e artistas que fizeram e/ou fazem parte do processo de revitalização da Lapa, bairro hoje caracterizado por sua diversidade e crescente efervescência cultural, além de apresentar a visão acadêmica acerca do mesmo, com a presença de estudiosos no tema.